quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brasil: Quem escreve essa novela?

Há algum tempo tenho observado o comportamento das pessoas nas redes de relacionamento da web e através de conversas com conhecidos. Comecei a perceber uma certa mudança de valores, que parece ser uma tendência nacional.

Vivemos na sociedade da transparência e não mais das aparências. Uma sociedade em que a informação está muito fácil de ser acessada e que todos podem expor seus pensamentos e opiniões para qualquer um ver. Isso seria ótimo se essas opiniões fossem mais construtivas e menos fúteis.

Em um momento em que políticos escancaram falcatruas e declaram roubos absurdos. Em um tempo em que corremos o risco de ter no poder do país uma terrorista e ex-presidiária. Será que está difícil interpretar a atual situação do Brasil ou será que todas essas declarações de corrupção já viraram lugar comum para os Brasileiros, que agora se preocupam apenas com quem será eliminado no próximo paredão?

Como seria se toda essa revolução das redes sociais tivesse eclodido na época dos nossos pais? Qual seria a palavra mais twittada dos últimos tempos? Fomos criados pelos jovens estudantes da década de 60, que sempre lutaram pelos seus direitos, acreditavam na democracia e em uma sociedade limpa e transparente.

Hoje em dia a política está muito mais transparente do que há 20 anos e o que vemos são pessoas cada vez menos descrentes e mais conformadas com o caminho que o país está seguindo, deixando-o nas mãos de “arrudas” e “dilmas”. Nada mais é comentado, a não ser quais serão os próximos capítulos da novela das 9 e quem deve ganhar um milhão. Enquanto isso muitos outros milhões são desviados em Brasília e os capítulos dessa novela já não interessam a mais ninguém.

Share/Bookmark

5 comentários:

Maurício Amadeu disse...

Não é bem assim...mta gente vê novela e também se interessa por política. Você ouve música no carro ou só escuta CBN??? Dá no mesmo.
Por estar incomodada com uma possível eleição da Dilma, vc acha q todos devem se incomodar com isso, mas essa é apenas a sua opinião política. Não se pode querer que todos pensem como vc.
Não se julga uma pessoa pelas suas opiniões e atitudes, mas sim pelo que ela se tornou e pelo que ela fez em virtude delas.
Você escreve sobre suas unhas mas não escreve sobre o Brasil ser hoje o país de economia mais emergente do mundo.
Tudo é muito mais complexo do que parece. Não podemos simplesmente imprimir nossas opiniões.

Nina disse...

Maurício, está é mesmo a minha opinião e não acho que todo mundo deve aceitá-la. É muito bom ter pessoas como vc, que possuem pontos de vista diferentes, que discutem temas construtivos e se interessam pela realidade brasileira. Ninguém julga ninguém e posição política é como religião: cada um tem a sua! Este blog, como qualquer outro, tem o intuito de expressar opiniões. Há quem goste e há quem não goste delas. Não vou falar só de unhas e nem só de política e economia aqui. Escrevo o que me dá vontade e o que me interessa. Assim é a liberdade de expressão, a democracia e a internet. Assisto novela e BBB sim! ouço musica e falo besteira sim! Penso que, para construir opiniões e fazer comentários construtivos, temos que conhecer um pouco de tudo. Bem vindo ao Textualicidade!

Mariana disse...

Muito bom o texto Má...! E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Milton disse...

Meus queridos...

Muitas vezes tiramos fotografias das diversas situações que nos cercam e esquecemos que elas nos mostram apenas um instante na nossa história. Esquecemos que tudo nesta existência está em mutação e transformação. Por isso, não nos deixemos enganar que a atual situação econômica e social deste magnífico país é fruto apenas do atual governo, que insiste em dizer que "nunca antes neste país" houve alguma coisa que prestasse. Temos que nos lembrar que tudo na vida muda. Percebemos as mudanças a partir do ponto em que começamos a observá-las. O PT começou a observá-las (de um outro ângulo - é lógico) apenas agora, nos últimos anos. Portanto, não percebeu ainda o quanto já mudamos antes de sua chegada ao poder e que, só estamos onde estamos, devido aos diversos "processos" que vivemos.

Um dia aprenderemos a ver nossa história como um "processo" e não mais como fotografias estanques onde às vezes aparecemos com uma roupa um pouco melhorzinha.

Cláudio disse...

Òtimo texto! Mas acusar alguém de assassina não é emitir sua opinião de maneira coerente. Você está julgando alguém de forma ofensiva por fatos que não pode provar. Acho que tem que tomar cuidado com isso no próximo post.