quinta-feira, 22 de abril de 2010

Como se distrair no transito de SP?

Sempre soube que o trânsito de São Paulo é uma loucura. Cada vez que tinha que atravessar a cidade era uma tortura para mim!

Mas agora que tenho que atravessar a cidade todos os dias, as coisas mudaram um pouco. Não que o trânsito tenha melhorado ou coisa assim, mas eu é que tive que me adaptar. Resolvi criar algumas técnicas para suportar esse caos:

1. Engane o despertador
Não tem coisa pior do que ficar preso no trânsito e estar super atrasado para entrar no trabalho ou iniciar uma reunião. Isso estressa qualquer ser humano! Por isso aconselho que coloque o despertador meia hora antes do horário que você teria que levantar, assim, quando ele tocar, você tem aquela sensação de que ainda pode dormir mais meia horinha! Mas não esqueça de programar a "soneca".

2. Abstraia!
Antes mesmo de você entrar no seu carro, esqueça do que você vai ter que enfrentar ao sair da garagem (transito, motoboys, buzinas, motoristas desatentos e que compraram a habilitação como você).

3. Fuja da rádio Trânsito
Ao ligar o rádio, procure sintonizar uma estação que não fale absolutamente nada sobre a situação do trânsito na cidade. Pode ter certeza que eles vão dizer que o caminho que você está é o pior e você ficará puto e preocupado antes da hora.

4. Tem sempre alguém pior
Quando você estiver no pico do trânsito, olhe para os lados e pense que tem muita gente na mesma situação que você - ou pior. A não ser que você esteja muito apertado para ir ao banheiro e não tenha escapatória.

5. Caminhos alternativos
Ao perceber que não vai ter como encarar o seu caminho habitual, certifique-se de que você realmente conhece caminhos alternativos, pois é muito mais fácil você se perder ao tentar escapar do engarrafamento do que encará-lo!

6. O amigo GPS
Compre um GPS! Nao importa se você terá que dividir em 10 vezes. Compre! Por mais que, na maioria das vezes, ele te leve pelos caminhos mais difíceis e com mais trânsito, ele ainda pode ser um grande companheiro. Vou dizer como: ao perceber que ele não está atualizado com os sentidos das ruas que mudaram e que ele não tem atualização do trânsito, você começará a conversar - ou melhor, xingar - a voz que vos fala. Acredite! Quando você menos espera, você percebe que já falou com ele metade do seu caminho!

7. O sono
Trânsito dá sono! Isso é inevitável! Quando isso acontecer, evite entrar em túneis muito extensos, pois a iluminação deles tem um efeito sonífero potencial. Ligue o rádio no último volume e direcione o ar condicionado para a sua face, na potência mais alta.

8. Distraia-se e divirta-se!
Procure se distrair lendo placas, observando as pessoas que estão paradas ao seu lado. Com certeza você verá cenas bizarras.

Se nada disso funcionar, use o transporte público por um dia e descubra que poderia ser muito pior!

Share/Bookmark

Um comentário:

Luciano Palma disse...

Olá Nina,
Eu venho usando uma técnica que une o útil ao combate ao desagradável.
Passei a "ouvir livros" no trânsito. É fantástico! Eu fiz uma assinatura no audible.com e baixo um livro por mês no iPod.
Parece incrível, mas você passará a "ler" um livro a mais por mês, sem empenhar um minuto a mais sequer!
Transformar minutos (ou horas) de stress em conhecimento é fenomenal, eu recomendo!!!