terça-feira, 27 de abril de 2010

SP: onde nem a lei da física funciona

Há alguns dias tenho tido a oportunidade de experimentar o caos do transporte público na cidade de São Paulo. Sempre ouvi dizer que era mesmo muito cheio, principalmente nos horários de pico, mas não tinha a real noção do que era aquilo até estar lá para ver (e sentir o calor humano!).

Não satisfeita em apenas enfrentar o transporte público nos horários de maior movimento, resolvi experimentar a estação da Luz e da Sé, as maiores de São Paulo (Não pode ser tão ruim assim!). Já havia visitado estas estações como turista aos finais de semana, e realmente, a estação da Luz é muito bonita! Mas essa beleza simplesmente desaparece quando há milhares de pessoas se empurrando para conseguir entrar no próximo vagão.

A primeira - e a última - vez que tentei pegar o trem quase fui jogada para fora dele. As portas se abriram e quando olhei para trás parecia uma tourada, gritando e correndo em direção à porta. Me segurei nas barras laterais e disse ”Não vou!”. Foi quando uma pessoa me ouviu, saiu correndo lá de trás, pulou no trem e disse “Mas eu vooooou!” (Ok, seria cômico se não fosse trágico!). Era gente que não acabava mais! Desisti do trem e fui para o metrô na esperança de encontrar mais espaço.

Doce ilusão! Tinha tanta gente quanto na espera do trem. Cada um querendo ganhar o seu espaço. E como não sou uma das pessoas mais altas do mundo, é claro que fui esmagada no meio da multidão. Foi aí que descobri que aquela lei da física que diz que dois corpos não podem ocupar um mesmo espaço não vale mais para os dias de hoje.

Depois de uma semana traumatizante resolvi voltar atrás e enfrentar o trânsito dentro do carro. E vou dizer que acaba sendo incrivelmente melhor!

São Paulo é o caos: escolha qual deles você prefere enfrentar!

Share/Bookmark

2 comentários:

Mariana disse...

hahaha... bem vinda e adeus a vida dos pobres paulistanos... é isso que enfrentamos todos os dias!

Mariana disse...

ah.! Gostei do novo visual do blog...