sexta-feira, 18 de junho de 2010

E se fosse verdade?

O movimento “CALA A BOCA GALVAO”, sem dúvidas, é um dos maiores virais feitos no twitter até hoje. Isso mostra a força que o twitter tem no mundo e, ainda mais, a força – e a criatividade – do povo brasileiro nessa rede social.

Para quem já está inserido neste mundo de 140 caracteres, o movimento não é mais novidade, mas acho que vale a pena explicar. Tudo começou com uma manifestação interna dos brasileiros contra as merdas besteiras que o narrador da Globo costuma lançar durante as transmissões dos jogos. A adesão foi grande e teve repercursão internacional. Os gringos queriam saber o que era esse tal de “CALA A BOCA GALVAO”, até que uma boa alma brasileira, com toda sua malícia e criatividade, lançou na rede que GALVAO era um pássaro brasileiro ameaçado de extinção e que o jargão significava “Salve os Galvoes”.

A causa foi aderida por milhões de usuários no mundo inteiro e “CALA A BOCA GALVÃO” virou a maior piada interna viral do twitter de todos os tempos. Piada para os brasileiros, que sabiam o que estava acontecendo, mas uma causa nobre para o restante do mundo (Incluindo o New York Times - http://www.nytimes.com/2010/06/16/nyregion/16about.html?src=mv).

A criatividade brasileira foi grande. Até um Instituto para salvar os GALVOES foi criado e – pasmem – ela já nasceu com 15 de tradição, com a campanha “One second to tweet, one second to save a life”, que doava R$0,10 por tweet para o Instituto Galvao.

Veja aqui o vídeo institucional do Instituto Galvao.

Sem dúvida nenhuma foi uma campanha viral sensacional e que, com certeza, vai ficar por muito tempo na cabeça das pessoas e da mídia.

Mas imagine se todo esse esforço de comunicação fosse usado para defender uma causa real do Brasil? Criatividade e influência nas redes sociais nós já temos. É um ótimo começo!

Share/Bookmark

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente esse movimento foi mto legal!
Quem acompanhou no twitter se divertiu..
Chegaram até a falar que era o novo single da Lady Gaga...haaaha
Parabens pelo post linda
Te amo!
bjo

Mel Campo disse...

Nina,
Não tenho acompanhado muito o twitter, então acabei nem vendo.
Fiquei chocada com a repercussão! hahaha.

Beeeiijo!

Cami disse...

Hahaha, achei o máximo o movimento, e se fossemos mais criativos com as campanhas que realmente precisam de divulgação, poderíamos nos surpreeender. Enfim, o Brasil só faz quando realmente quer. Muito legal seu post. Parabéns.
@kawaiitech