quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Brasil, um país de todos!

Em época de eleições, onde as opções de bons candidatos são escassas e os problemas do país são muitos...eis mais um deles aqui.

Esta é uma carta escrita para o Presidente do Brasil, por Milton Brazan, após uma viagem de férias ao nordeste do país, que é um dos principais, pontos turísticos brasileiros e que deveria ser preservado não só pelos turistas, mas principalmente pela população local.

No entanto, parece que isso não tem acontecido....

"Senhor Presidente, este, como o senhor costuma dizer, é um país de todos. Moro em São Paulo e costumo visitar diversos lugares do meu estado. Como o senhor sabe, as areias das praias são completamente limpas, livres de lixos, de materiais reciclados, de redes de pesca, enfim, a população daqui tem uma enorme consciência quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e de nossas riquezas naturais. Infelizmente, senhor presidente, não é o que acontece no nordeste brasileiro.

Tive a oportunidade de passear por algumas praias do Maranhão, do Piauí e do Ceará no último mês de julho e fiquei imensamente decepcionado com o descaso que o senhor tem tratado nossas praias nesses estados. Viajei dezenas de quilômetros pelas praias do Maranhão, rumo à Caburé, nos Lençóis Maranhenses, sem avistar “viva alma”. Praias lindíssimas, mar aberto.

Contudo fiquei estarrecido com a grande quantidade de tartarugas marinhas e golfinhos mortos. Mortos pelas redes dos pescadores locais, que após os apanharem, os descartam ainda com vida para morrem nas praias. Ainda agonizantes, são devorados pelos urubus. Não é só isso, a quantidade de lixo nas praias estimo ser da ordem de uns 50 detritos por metro quadrado.

Tive a curiosidade de andar a pé pelas parias de Caburé e cataloguei alguns desses detritos, bastante pitorescos: uma caixa d’água, um vaso sanitário, uma carcaça de geladeira, um busto de um manequim - desses que se vê em lojas de roupas, uma perna de uma boneca grande, um braço de uma boneca pequena e a cabeça e o corpo de outra boneca de tamanho médio. Infelizmente não tive a sorte de encontrar as outras partes para montar uma boneca completa, pois andei apenas uns trinta minutos. Garrafas pet, pedaços de redes e cordas de pescadores, embalagens de desinfetante, de água sanitária, vidros de remédios – e de homeopatia, e embalagens em geral existem aos milhares, a cada centímetro quadrado que se observa. O mesmo ocorre, nas praias do Ceará, de Jericoacoara à Fortaleza. As pessoas que moram nesses locais dizem que essa sujeira toda é trazida pelos grandes rios, que banham as cidades e deságuam no mar.

Dizem que os cidadãos jogam todo o seu lixo nos rios. Como é possível que isso aconteça sem que o poder público faça alguma coisa para proibir? Como é possível que as pessoas que fazem isso continuem a receber bolsa família como prêmio por essa sujeira toda? Ou será que o bolsa família é apenas para comprar votos, independente do merecimento das pessoas?

Senhor Presidente, este é um país de todos, conforme o Senhor gosta de anunciar. Por favor, cuide dele, aí no nordeste, como cuidamos por aqui. Sei que o Senhor não pode interferir nas políticas públicas municipais diretamente para que as cidades recolham seu lixo, mas, por favor, suspenda os benefícios e repasses federais a esses municípios. Ao invés de repassá-los pura e simplesmente, repasse como prêmio para os municípios que fizerem o dever de casa. Diz-se, que neste país, só aprendemos quando sentimos “pesar no bolso” ou quando somos penalizados. Faça isso, Senhor Presidente: premie os que merecem e puna os incompetentes. Este é um país de todos, não um país de ninguém!"

E convenhamos... não é má ideia "premiar" com o bolsa família, não é mesmo, Senhor Presidente?

Olha aí o que o "companheiro" pensa disso:



E aí? Será mesmo que dá para eleger uma candidata apoiada por ele?
Acorda Brasil!
Share/Bookmark