sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Por que geração Y?

A moda agora é falar sobre a geração Y! Que, segundo especialistas, são aquelas pessoas que nasceram entre a década de 80 e 90. Sim, eu me incluo nessa geração.

O que eu acho engraçado é que esses especialistas e profissionais de RH nos veem como se fôssemos seres de outro planeta só porque estamos acostumados a conseguir tudo o que queremos, queremos crescer rápido e ganhar bons salários logo no início da carreira e sem muita experiência profissional, porque lidamos bem com a tecnologia e usamos o celular além da função básica de receber e fazer chamadas, porque somos flexíveis, porque não nos sujeitamos a fazer tarefas subalternas e muitos outros "porquês".

Sim, a geração Y é tudo isso mesmo e aqui vão os nossos porquês!

Estamos acostumados a conseguir tudo o que queremos: alguns podem até conseguir mesmo, mas tenho que admitir que a geração dos nossos pais facilitaram muitas coisas para nós, coisa que não aconteceu com a geração deles, quando os recursos e a tecnologia eram muito mais escassos.

Queremos crescer rápido e ganhar bons salários logo no início da carreira e sem muita experiência profissional: talvez isso aconteça porque somos uma geração imediatista, que cresceu com a tecnologia e com a internet, e percebeu nela uma ferramenta preciosa para ajudar nesse crescimento. Podemos ter menos experiência, mas temos mais habilidades com essas novas tecnologias. O mercado simplesmente precisa disso!

Lidamos bem com a tecnologia e usamos o celular além da função básica de receber e fazer chamadas: O celular ainda faz ligações? Que coisa mais ultrapassada! E os SMS, 3G e redes sociais?

Somos flexíveis: Ok. Como lidar com todas essas mudanças que aconteceram exatamente ao mesmo tempo em que nascemos e crescemos? Era o mínimo que podíamos fazer! Adaptação ao ambiente...

Não nos sujeitamos a fazer tarefas subalternas: Mas nós sabemos (ou pelo menos ouvimos nossos pais dizerem) que isso é necessário para aprender e crescer na carreira. Porém, a desculpa que mais me conforma é "precisamos saber fazer para, mais tarde, delegar essa função aos nossos subordinados" (o mais breve possível).

Entendeu o "porquê" somos assim?

No entanto, o mais assustador é que eu sei que daqui há poucos anos teremos que ler um post parecido com este de alguém da geração Z, que nasceu jogando PSP e lendo livros em um Ipad.... só espero que ele não nos chamem de TIO!

Enquanto isso não acontece, aproveita aí para espalhar esses "porquês" pela rede! É só clicar aí embaixo e pronto!
Share/Bookmark