sexta-feira, 31 de julho de 2009

Força de expressão?

Você já reparou que costumamos falar algumas frases em nosso dia a dia sem parar para pensar no que elas realmente querem dizer? Desde pequenos ouvimos coisas como “Menino, você é pior do que a encomenda!” – o que será que tinha essa tal encomenda para ser tão ruim assim? Não quero nem pensar no que poderia ser!
Até o reino animal entrou na brincadeira: “Nossa, hoje ela ta com a macaca!”. Agora eu me pergunto: o que é que a pobre macaca tem a ver com isso? E por que não o macaco? Qual seria a relação entre uma pessoa e uma macaca? Talvez essa pessoa seja meio peluda, ou goste muito de banana. Ou, pensando pela via contrária, a “macaca da história” deve ser um ser evoluído, com modos muito parecidos com os de uma pessoa – como aquele macaco que faz sucesso pintando quadros para uma galeria de artes naquela novela medíocre e sem conteúdo da Rede Globo.
Outra “força de expressão” muito utilizada para crianças pentelhas agitadas é “Ela é dá pá virada!”. Ok. Qual é o problema que uma pá virada causaria na vida de uma pessoa? A não ser que ela esteja limpa, não vejo problema algum.
Quando alguma coisa custou muito caro, ela te “custou os olhos da cara”! Preste atenção: olhos DA CARA! Será mesmo que já existe uma tabela de preços para os olhos? Será que um belo dia alguém resolveu comprar “olhos” e eles foram tão caros, mas tão caros, que mereceram fazer parte da linguagem coloquial da sociedade brasileira?
Expressões como essas enriquecem nossas conversas e nos fazem pensar em suas origens: no mínimo casos muito bizarros. Share/Bookmark

2 comentários:

Ariel disse...

Aiiii Má demais....

Não tenho nem um comentário a altura desse texto viu.... muito bom!!!
HAHAHAHAHHAHAHA

Estou só o pó... vou durmir...(não queira traduzir esse pó!...rs)

Unknown disse...

É linda! mais um texto animal!
Você está dando aula!
Vou ser sincero...hehehe
brincadeira vai, chega de expressoes! Linda! Tá demais seus textos, fico impressionado cada vez mais com a sua habilidade, ou dom, ou o que for, para escrever! Muito legal mesmo!
Adoro sempre ler seus textos!
Um bjaooo! te adoro mto!!